Friday, 21 December 2007

Merry Christmas! :)

So this is Christmas (John Lennon)




Amigos, um Feliz Natal!
And believe! ;)

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The world is so wrong

And so happy Christmas
For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun

And so happy Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

War is over over
If you want it
War is over
Now...

Tuesday, 18 December 2007

E o Globo de Ouro vai para...

Lista dos nomeados aqui.

Ainda vamos ter de esperar umas semaninhas (mesinhos?) para que estreiem em Portugal todos os filmes nomeados e portanto a única categoria sobre a qual posso dar palpites é Melhor Filme de Animação: Ratatouille!! ;) Simplesmente divinal.

Thursday, 13 December 2007

Monday, 10 December 2007

Ensino superior e indústria em Portugal

«O director da divisão de Sistemas de Engenharia e do Centro de Transportes e Logística do Massachussetts Institute of Technology (MIT) Yossi Sheffi criticou a total separação entre o meio académico e a indústria em Portugal, considerando as universidades "muito conservadoras" e "pouco práticas", pelo que defendeu uma "urgente" mudança de mentalidade.

"Em Portugal, como no resto da Europa, há uma total separação entre o meio académico e a indústria, mas penso que o problema não são as empresas e sim as universidades", disse em entrevista à agência Lusa.
As instituições académicas portuguesas "não são o número 1", sublinhou o professor, apesar de as considerar "muito boas e com uma sólida base científica", embora marcadas por "conservadorismo, demasiada concentração na publicação dos 'papers' e pouca predisposição para a mudança".

"Precisamente por não serem o número 1, podem mudar, há uma razão para fazer algo de diferente. Têm de começar a trabalhar em conjunto com a indústria, a criar especialistas em engenharia, incluindo mais e mais investigação", avisou Yossi Sheffi, que não minimiza as "dificuldades" inerentes.
Contudo, lembra também os "resultados extraordinários" que tal atitude potencia, não só a nível do conhecimento e educação, mas também de um significativo crescimento económico.

Segundo o responsável, as universidades podem dar "bem mais aos estudantes", começando por lhes mostrar que "o trabalho com as empresas é importante", não se resumindo à publicação de ensaios, à leitura ou à definição teórica da profissão de engenheiro, que acaba por não dar um contrato de trabalho a ninguém.

"O que interessa o que é ou não a engenharia? Nada. Não interessa qual a etiqueta que se põe no problema, não interessa qual o ensaio que se vai publicar. A única coisa que interessa é a solução para o problema", frisou Sheffi, acrescentando que "esta visão é minoritária" em Portugal.

Segundo Sheffi, esta realidade está a acontecer não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, dando como exemplo "os livros e livros" que são publicados nos EUA sobre Business School, que nada têm a ver com "business", ensinando apenas a teoria. De acordo com o especialista, as universidades não publicam actualmente algo de diferente, pelo que os estudantes só precisam de fazer "mais do mesmo, mas apenas um bocadinho melhor" .

"Portugal pode ser um centro de excelência de engenharia em educação e investigação. Por ser um país pequeno, com tradição para estabelecer laços com o resto do mundo, tem oportunidade para que o governo, as indústrias e as instituições académicas possam trabalhar em conjunto", para publicar algo. salientou. Este tipo de cooperação pode começar por exemplo pelo convite a gestores seniores de empresas para falar durante um dia sobre os problemas da indústria.

"As universidades portuguesas deviam ser mais práticas, mais abertas e incluir mais do que aquilo que fazem. Aqueles que parecem problemas de mera engenharia, incluem muitas vezes na solução aspectos de outras áreas, pelo que é importante introduzir isto na investigação e educação", alertou.

"Uma vez mudado o paradigma da educação/formação de engenharia, os clientes vão começar a olhar para Portugal. Assim que a indústria (mundial) reconheça que Portugal está a fazer algo de importante, vão começar a olhar para aqui. Arrumem primeiro a casa e mostrem o que podem fazer mesmo à pequena escala, depois disso não precisam de procurar, as pessoas virão atrás de vocês", aconselhou. »

Toda a notícia aqui.

Friday, 7 December 2007

Berlin by night...

... e no lusco fusco também! ;)

1ª visita a Berlim

E digo primeira visita, porque certamente irei lá de novo num Verão ou Primavera próximos. E com isto já digo que gostei muito. Berlim é uma cidade enorme, cheia de avenidas e de pontos de interesse para todos os gostos. É impressionante como consegue ser tão grandiosa tendo sofrido o desgaste que sofreu com as guerras. E foram as guerras também que contribuiram para a personalidade tão forte (e dura?) de Berlim. A cidade recuperou, tem uma zona nova cosmopolita cheia de edifícios modernos, mas continua a respirar-se a história pesada do último século. E sim, esta viagem também serviu para relembrar alguns episódios e pormenores que estavam já meios esquecidos. É como uma lição de História ao ar livre e in loco. Passeámos muito a pé (mesmo com chuva e frio) e visitámos alguns dos mais importantes museus e memoriais.
As salsichas e cervejas tradicionais também não ficaram esquecidas. Ainda tivemos a sorte de jantar num restaurante português e de tomar o pequeno almoço num café onde os empregados eram portugueses.
Isto claro, em muito boa companhia (obrigada malta fixe: Ana, Nokes, Xico, Filipe e Litos) e com o Natal espalhado por toda a cidade.

Um top 5 sem pensar muito: A Porta de Bradenburgo, o Museu Judeu, o Parlamento (Reichstag), o museu do Checkpoint Charlie e a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche. Ah... e toda a avenida Unter den Linden.

E agora as fotos:




Thursday, 29 November 2007

Berlin

Amanhã a esta hora já estarei (espero eu!) em Berlim. :)


Até pra semana!

Tuesday, 27 November 2007

Monday, 26 November 2007

Indi is Back!

A 22 de Maio de 2008 estreia o episódio 4...


... de uma aventura que começou há 26 anos atrás:



Mais em http://www.IndianaJones.com/site/?deeplink=videos/1/v19

Wednesday, 21 November 2007

Monday, 19 November 2007

Let It Rain



I have given, I have given
And got none
Still I'm driven by something I cant explain
It's not a cross, it is a choice
I cannot help but hear his voice
I only wish that I could listen without shame

Chorus
Let it rain
Let it rain on me
Let it rain, oh let it rain
Let it rain on me

I have been a witness to the perfect crime
I wipe the grin off of my face to hide the blame
It isn't worth the tears you cry to have a perfect alibi
Now I'm beaten at the hands of my own game

Chorus

It isn't easy to be kind
With all these demons in my mind
I only hope one day I'll be free
I do my best not to complain
My face is dirty from the strain
I only hope one day I'll come clean

Chorus

Come take my hand
We can walk to the light
And without fear
We can see through the darkest night

Chorus repeat

Saturday, 17 November 2007

Curso de Socorrismo


Aproveitando o tempo disponível, resolvi voltar à escola. Mas desta vez a uma escola especial - a escola de socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. Não porque já estivesse cheia de saudades de estar na posição de aluna, mas porque acho que todos deveriamos ter uma formação básica em socorrismo para sabermos como actuar em caso de acidente com familiares, amigos ou desconhecidos na rua, autocarro, restaurante, ginásio, estrada, etc...

Se as expectativas eram elevadas, o curso correspondeu e até superou-as. Foram 6 manhãs muito animadas, a turma era simpática, a formadora impecável e o ambiente muito descontraído mas profissional ao mesmo tempo. Gostei de ver que a maioria era sub-30, das mais diversas áreas, mais rapazes que raparigas - as raparigas costumam estar sempre em maioria nestas coisas... - e muitos estavam lá por sugestão das empresas onde trabalham, um óptimo sinal! Pelos vistos há uma maior sensibilização para estas temáticas por parte da população em geral. :)

Em resumo: gostei muito e recomendo.
O curso que fiz foi o FOR - Curso Básico de Formação de Socorristas e, apesar de este ser o mais indicado por ser o mais completo (24 horas) e abrangente, há outros como podem consultar aqui. O curso de Suporte Básico de Vida (SBV) é o que tem a duração mais curta - 6 horas - mas pode fazer toda a diferença numa situação de emergência. Portanto malta, toca a por em prática o dever cívico e tratem de investir e receber formação em socorrismo. ;)

Monday, 12 November 2007

Actualização fotográfica

E porque já tinha saudades de umas fotografiazinhas e de umas montagens feitas à la minute no Picasa resolvi misturar tudo...

Ora o que temos? Temos encontros e reencontros, despedidas, jantares e copos. Quando? Nos últimos 2 meses.

Primeiros e últimos amigos do IST, dinamarquês, brasileira e nortenhos em Lisboa. Um que vai até à China e uma que vai para os EUA. Depois ainda há aquelas que adoram a viagem de avião entre Copenhaga e Lisboa (desconfio que uma gosta mais da ida e outra gosta mais da volta).



Confusos? Nãa! ;)

Thursday, 8 November 2007

Adeus IST

Finalmente!

Agora é procurar emprego...

Tuesday, 6 November 2007

Children See. Children Do.



Make your influence positive.

Thursday, 1 November 2007

Superstars



David Fonseca - Superstars

Tuesday, 30 October 2007

Wednesday, 24 October 2007

Em escuta...

... o novo CD do David Fonseca "Dreams in Colour". Aprovado! :)

Aqui fica o I See the World Through You para aguçar ouvidos.

Saturday, 20 October 2007

Tuesday, 16 October 2007

Caresse sur l'océan

Hoje deu-me para recordar Les Choristes.

Thursday, 11 October 2007

A Caminho

Este não é um olhar meu. É um olhar de um Miguel, 22 anos, metro e tal de altura e peso q.b..

Partiu há dois dias rumo à América Latina. Para se conhecer e para ajudar quem se cruzar com ele pelo caminho. Tem um site e as suas crónicas vão ser publicadas no Expresso online.

Não é um olhar meu... mas é um olhar muito inspirador... É um olhar com alma, com vontade, com coragem, sem inércia. Um olhar com coração. Um olhar para seguir...


Para já, para ler:


Quando nos sentamos ao lado de alguém no banco de um jardim, somos nós quem decide se queremos interferir com o "curso normal da Vida". Podemos ficar como estamos ou decidir olhar para o lado e perguntar: "E tu, de onde vens?" Eu escolhi olhar para o lado e conhecer.

Viajo com o intuito de conhecer. De conhecer o mundo lá fora, as pessoas tão diferentes, os sons, cheiros e cores. De conhecer o mundo e de me conhecer no mundo. De me testar nos bons e maus momentos.

Um dia terei estórias para contar aos meus netos. Já todas as estórias foram contadas. Cabe a cada um contar a sua de forma diferente. Assim será a minha Viagem. Assim serão as minhas estórias. Para os meus leitores e para os meus netos. Para mim e para todos.


Além disso viajo também com vontade de ajudar. Ajudar de diversas formas.

(...)

E foi assim que tudo começou. Foi assim que me debati com todos os planos que construira nos últimos anos. Foi assim que decidi viajar independentemente e envolver-me num projecto de voluntariado comunitário. Foi assim que tudo mudou.

Decidi e vou fazê-lo.

Agora? Agora vou a caminho...


Sunday, 23 September 2007

Saturday, 15 September 2007

O Primeiro Olhar

Após seis meses em Copenhaga, voltei para Portugal com outra perspectiva do meu lugar no Mundo. Sinto-me diferente, sinto que aprendi muito, que descobri uma janela com vista para um futuro que não conheço. Estou confusa também, cheia de incertezas, de ansiedades, de sonhos... Não estou habituada a não saber o que fazer a seguir, a não saber o que vou estar a fazer daqui a um mês ou dois.
Chegou a altura de dar o salto, de decidir, de optar, de escolher.
Na minha cabeça ecoa:

"Tens o mundo a teus pés,
à espera que o empurres,
uma vida à frente,
que só tu podes viver"


Talvez o fim da faculdade seja um dos melhores momentos da vida de uma pessoa, mas por enquanto este "meu olhar" espelha a incerteza do que se segue...