Saturday 17 November 2007

Curso de Socorrismo


Aproveitando o tempo disponível, resolvi voltar à escola. Mas desta vez a uma escola especial - a escola de socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. Não porque já estivesse cheia de saudades de estar na posição de aluna, mas porque acho que todos deveriamos ter uma formação básica em socorrismo para sabermos como actuar em caso de acidente com familiares, amigos ou desconhecidos na rua, autocarro, restaurante, ginásio, estrada, etc...

Se as expectativas eram elevadas, o curso correspondeu e até superou-as. Foram 6 manhãs muito animadas, a turma era simpática, a formadora impecável e o ambiente muito descontraído mas profissional ao mesmo tempo. Gostei de ver que a maioria era sub-30, das mais diversas áreas, mais rapazes que raparigas - as raparigas costumam estar sempre em maioria nestas coisas... - e muitos estavam lá por sugestão das empresas onde trabalham, um óptimo sinal! Pelos vistos há uma maior sensibilização para estas temáticas por parte da população em geral. :)

Em resumo: gostei muito e recomendo.
O curso que fiz foi o FOR - Curso Básico de Formação de Socorristas e, apesar de este ser o mais indicado por ser o mais completo (24 horas) e abrangente, há outros como podem consultar aqui. O curso de Suporte Básico de Vida (SBV) é o que tem a duração mais curta - 6 horas - mas pode fazer toda a diferença numa situação de emergência. Portanto malta, toca a por em prática o dever cívico e tratem de investir e receber formação em socorrismo. ;)

2 comments:

Ana said...

=D Foi muito cool não foi? Também adorei. Agora é o sentido de responsabilidade porque sabemos um bcadinho mais nisto de querer "ajudar sempre o próximo". E é tão bom viver com esta busca:) Ficou o bichinho de fazer mais não ficou?;)

Qualquer dia somos voluntárias de ambulância..lol. Já estivemos mais longe;p Mas vamos com calma pras mães n terem um treco;p

Bacini

Susana said...

=D Foi muito positivo. Olha para já gostava de ter uma situação onde me pudesse pôr à prova. Um "ACHEzinho" para ver como me comportava. A mãe diz que eu estou "mas é maluca!" e o pai já me vê "numa berma da autoestrada à espera de um acidente"... Não me levam a sério, não há direito! :P