Tuesday 4 November 2008

Brigadas SOS Cagarros



Há 10 anos que a campanha “Salva um Cagarro, Faz um Amigo” sensibiliza a população para a protecção da espécie.
Esta é uma espécie com protecção legal a nivel internacional. Por isso, o Governo dos Açores promove todos aos anos uma campanha (SOS Cagarros) de salvamento das crias que são atraídas pelas luzes artificiais, aquando da saída dos ninhos em direcção ao mar. Todos os anos são salvos pela população centenas de cagarros que provavelmente morreriam atropelados nas estradas da região. No entanto, a protecção desta aves nas falésias costeiras continua ineficaz. Aí os cagarros estão por sua conta e risco.
É nesta altura do ano que os cagarros precisam da ajuda dos humanos. As crias começam agora a fazer os primeiros voos, viajando para terras mais quentes, mas como a espécie é sensível à luz, muitas acabam por não resistir ao efeito da iluminação artificial.
Vão haver acções de salvamento de cagarros/sensibilização da população, com actuação no terreno durante o mês de Novembro nos dias 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29. Cada par de voluntários deverá trazer um caixote, um guarda-chuva e roupa clara, branca de preferência.

Até lá se vires algum cagarro na estrada recolhe-o cobrindo-o com um casaco e coloca-o num caixote furado, leva-o para casa, deixa-o em lugar escuro e tranquilo e liberta-o na manhã seguinte à beira-mar.
Digo-te, vale a pena fazer essa experiencia.

I'm in!!


2 comments:

Daniela Lopes Moura said...

Muito bom! Deve ser giro e é uma iniciativa louvável.
Depois partilha a tua experiência! :)

Maria Helena said...

Foi uma bela apanha do cagarro!!!!!lol Descobri o teu blog. Parabéns pela ideia.