Reparem na excitação que é atravessar esta rotunda... até em contra-mão se tem de andar por breves momentos... O que vale é que o trânsito não é muito!
Também há rotundas quadradas e ovais, mas tenho um carinho especial por esta! Ahahah!
Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm? Todos os anos, em Novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus abrem as portas para que estas e outras perguntas possam ser respondidas, dando a conhecer as actividades que desenvolvem, através de um contacto directo com o público. In Ciência Viva
Nota de rodapé:
A Ordem dos Engenheiros (OE) atribuiu a marca de qualidade EUR-ACE ao curso de Engenharia Biológica do Intituto Superior Técnico.
O Mestrado Integrado em Engenharia Biológica é assim o primeiro "EUR-ACE Master ("European Accredited Engineering Master") do IST, o que contribui para a afirmação Europeia do IST.
Os Precários-Inflexíveis lançaram dia 11 de Novembro a Grande Iniciativa deste Outono / Inverno e do Ano: os Prémios Precariedade 2008.
Há por aí muita gente a merecer condecoração imediata. Para colmatar essa falta de chá, vamos todos reconhecer o mérito de alguns dos maiores responsáveis pela precariedade em Portugal, através de uma votação aberta na Internet.
Como acontece com outros galardões, temos no cofre estatuetas para várias categorias – desde Ficção Contemporânea a Acumulação, passando pelos prémios Soundbyte e Sem Vergonha. E, claro, à figurona ou ao figurão mais merecedor será atribuída a distinção máxima, o Grande Prémio Precariedade 2008.
Todos e todas podem votar, incluindo os próprios nomeados.
Os boletins de voto estarão disponíveis desde hoje (11 de Novembro) emwww.PremiosPrecariedade.net, durante um mês. Logo a seguir, os resultados serão anunciados numa cerimónia pública, a Gala Prémios Precariedade 2008.
Os nomeados estão à tua espera, vê os prémios e vota em
Se a memória não me falha, acho que nunca tinha tomado banho de mar em Novembro, em Portugal (nem no estrangeiro)! O tempo ajuda, a beleza natural convida, e qualidade de vida também é isto... Fabuloso!
Será o "Verão de S. Martinho"?
Data: 9 de Novembro, 12h30 aprox. Temperatura da água: 20ºC Temperatura do ar: 21ºC (durante todo o dia: min. 19ºC, máx. 22ºC) Local: Cais da Silveira, Terceira
E quere-me cá parecer que não será o último banho do ano!
Nota: As fotos não foram tiradas hoje, mas o cenário era este.
Há 10 anos que a campanha “Salva um Cagarro, Faz um Amigo” sensibiliza a população para a protecção da espécie. Esta é uma espécie com protecção legal a nivel internacional. Por isso, o Governo dos Açores promove todos aos anos uma campanha (SOS Cagarros) de salvamento das crias que são atraídas pelas luzes artificiais, aquando da saída dos ninhos em direcção ao mar. Todos os anos são salvos pela população centenas de cagarros que provavelmente morreriam atropelados nas estradas da região. No entanto, a protecção desta aves nas falésias costeiras continua ineficaz. Aí os cagarros estão por sua conta e risco. É nesta altura do ano que os cagarros precisam da ajuda dos humanos. As crias começam agora a fazer os primeiros voos, viajando para terras mais quentes, mas como a espécie é sensível à luz, muitas acabam por não resistir ao efeito da iluminação artificial. Vão haver acções de salvamento de cagarros/sensibilização da população, com actuação no terreno durante o mês de Novembro nos dias 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29. Cada par de voluntários deverá trazer um caixote, um guarda-chuva e roupa clara, branca de preferência.
Até lá se vires algum cagarro na estrada recolhe-o cobrindo-o com um casaco e coloca-o num caixote furado, leva-o para casa, deixa-o em lugar escuro e tranquilo e liberta-o na manhã seguinte à beira-mar. Digo-te, vale a pena fazer essa experiencia.
Sábado, no auditório do Ramo Grande na Praia da Vitória, houve country e rock and roll com Albert Lee e & Hogan’s Heroes, no âmbito do XIII Festival Internacional do Ramo Grande. Foi animado!
Guitarist Albert Lee is joined by Gerry Hogan (guitar), Pete Wingfield (piano), Brian Hodgson (bass) and Peter Baron (drums) for an evening of rockabilly/country rock.
Albert Lee trabalhou com Eric Clapton nos Estados Unidos e ganhou um Grammy em 2002. Juntou-se aos Hogan's Heroes em 1987.
E daqui a nada vou sair de casa com destino à Fortaleza de S. João Baptista, no Monte Brasil, em Angra, para ver a "Batalha Naval", uma peça de Jaime Salazar Sampaio que se insere nas comemorações do décimo aniversário do Festival de Teatro de Angra do Heroísmo.
Fotografia de Jim Bourg, tirada no final de um debate presidencial. Era suposto Obama sair pela direita e McCain sair pela esquerda, mas este enganou-se e o seu «Ooops…» saiu-lhe caro.
Como esta malta é danada para a brincadeira... há outras versões de cartoonsaqui.
Estou farta de moscas!!!! Aaaaaaaaaaaaah, que praga!!!! São às dezenas, não desgrudam, fazem bzzzz!!! Neste momento, é o animal que mais me irrita no planeta!!!!
O recentemente criado Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (IBBA) inicia esta semana as suas actividades com a realização das 1as Jornadas Científicas do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina promovidas pela direcção regional da Ciência e Tecnologia.
O encontro decorrerá em Angra do Heroísmo, no Hotel Caracol, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro e reunirá várias dezenas de investigadores do Sistema Científico e Tecnológico Regional cujas actividades se relacionam com as áreas da Biotecnologia e da Biomedicina.
De acordo com João Luís Gaspar (director regional da Ciência e Tecnologia), durante a reunião serão apresentados mais de sessenta trabalhos científicos, orais e posters, na sua maioria por jovens investigadores ligados às unidades científicas que materializam o IBBA.
Carlos Faro, director científico do Parque tecnológico de Cantanhede “Biocant” e Sandro Paím, presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, serão os oradores convidados para promover o debate sobre esta matéria.
Correu bem a primeira tentativa para colocar em funcionamento o maior acelerador de partículas do Mundo. Os cientistas do CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear), construído entre a França e a Suíça, conseguiram pôr a circular um feixe de milhões de protões naquele que é o primeiro passo para a recriação dos primeiros momentos do Universo.
Nunca pensei vir a ter este problema numa ilha, onde se avista oceano em qualquer ponto, mas...
...estamos com falta de água em todo o concelho de Angra!... Cortes no abastecimento 2 a 3 dias por semana, racionamento de água por tempo indeterminado (fala-se em 1 mês).
A culpa, dizem, é de ter chovido pouco nos últimos meses, das nascentes estarem com caudais mínimos, de uma rede de captação e distribuição insuficientes, das perdas de água na rede (cerca de 30 % da água captada é perdida), dos desperdícios na agricultura etc, etc...
Os cantores Brian Melo (Canadá) e David Fonseca e as bandas Suzerain, Bunnyranch e Parkinson participam, a partir de sexta-feira, no festival "AngraRock", que decorre em Angra do Heroísmo, nos Açores, este fim-de-semana. (SIC Online)
A constitução do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores(IBBA) é formalizada hoje, dia 30 de Julho, com a assinatura da escritura por parte de todos os sócios fundadores: a Região Autónoma dos Açores, representada pela Secretaria Regional da Educação e Ciência e a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais; o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia; o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E.; o Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo, E.P.E.; e a Universidade dos Açores.
É também notícia que:
O Governo dos Açores tem em curso a preparação do concurso destinado à selecção da equipa projectista para o Parque Tecnológico da ilha Terceira, Terra Chã, dirigido para as áreas da Biotecnologia, Biomedicina e Tecnologias ambientais.
Esta infra-estrutura tecnológica, a desenvolver em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e a Universidade dos Açores, reunirá unidades científicas de I&D, empresas, associações e serviços públicos e nele ficarão sediadas as instalações centrais do recentemente criado Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (IBBA).
“Angra num Abraço de Prata – 25 Anos de Património Mundial”, é o lema das festas Sanjoaninas 2008, que se realizam de 20 a 29 de Junho.
Juntam-se a esta comemoração outras cidades património mundial portuguesas, Évora, Guimarães, Porto e Sintra, que durante dez dias de festa terão oportunidade de difundir a sua condição histórica e cultural.
O meu novo entretenimento e paixão, mas também a minha nova preocupação.
A "minha" protegida Petra!! =) Uma labradora linda, simpática, brincalhona e agora a começar a ser obediente! Ao fim de 27 anos, tenho finalmente um cão (neste caso cadela)! Ainda não sei é por quanto tempo...
Ontem, Sábado, acordei às 8h da manhã atordoada com o barulho de um foguete.
Decidi que iria ser o dia em que tentaria contabilizar o nº de foguetes lançados ouvidos por mim. Por volta do meio da tarde já ia em 32!!
Motivos de tanto foguetório: touradas à corda (1 foguete lançado cada vez que um touro é largado, mais outro foguete lançado cada vez que o touro é recolhido, mais uns tantos no início, mais uns tantos no fim...) e ainda as festas do Espirito Santo, com as coroações e bodos nos Impérios, sempre acompanhados de bandas filarmónicas e, claro, de foguetes.
De facto não poderia estar mais certo quem apelidou a Terceira de Parque de Diversões...
«Hoje é Dia dos Açores. Dia em que os Açores – lugar do Atlântico onde se estabeleceram as rotas geográficas, históricas e culturais que conduziram à planetarização – se superam nas suas fronteiras.
Somos mais que a terra das nove ilhas; mais que o mar que olhamos; perdemo-nos e achámo-nos para além dos horizontes impossíveis, a tal ponto que povoámos lugares desconhecidos – tão distantes outrora como próximos agora, deixando e mantendo presenças indisfarçáveis no tempo e na História. Saúdo, pois, a família açoriana em todo o mundo: os que são açorianos porque nasceram nos Açores, os que são açorianos porque são filhos de açorianos, os que são açorianos porque vivem nas nossas ilhas, os que são açorianos porque gostam dos açorianos ou porque gostam dos Açores. Somos uma grande família. »
E nada melhor do que um belo dia de Sol para comemorar a autonomia, açorianidade, fraternidade entre o povo das várias ilhas do arquipélago.
Não que seja fã de touradas (pelo contrário... acho um "espectáculo" insuportável e primitivo), mas resolvi dar uma oportunidade às touradas à corda, onde o touro parece não sofrer nenhuma atrocidade e até divertir-se...
Construídos a pedra e cal nos terreiros das freguesias, constam de uma pequena casa colorida de trinta metros quadrados, tendo ao centro uma porta e janela e no interior um altar com um trono. A fachada, ergue-se em forma de ermida, cumulando com uma coroa de pedra e tem no tímpano uma pomba de pedra em relevo, com a legenda Glória ao Divino. Se a freguesia é muito dispersa e muito extensa há por vezes mais de que um império, havendo freguesias em que se contam dois, três e quatro impérios. Anexo ao império ou desviado dele, mas sempre nas proximidades, há a despensa, edifício onde se arrecada o pão, a carne, o vinho e todos os utensílios do império. Junto à despensa ergue-se um mastro onde se iça uma bandeira em todos os Domingos, a partir do Sábado de Aleluia até à segunda-feira seguinte ao Domingo da Trindade.
Nas freguesias rurais, os impérios constituem propriedades do povo desses aglomerados populacionais. Aos chefes das famílias e aos filhos varões maiores de idade compete a administração dos impérios, para os bodos (entrega de carne e pão aos mais necessitados) e festejos a realizar nos Domingos de Pentecostes e da Santíssima Trindade, havendo uma comissão para cada império. Este é um ritual que remonta à Idade Média e que se tem repetido ao longo dos séculos com um sentimento profundamente religioso.