Saturday 19 April 2008

Interfruta II

Terminou hoje o I Congresso Regional de Fruticultura e Viticultura que incidiu sobretudo na apresentação dos resultados do projecto Interfruta II. Este projecto é financiado pelo programa INTERREG III-B e está a ser desenvolvido nas Ilhas da Madeira, Tenerife (Canárias) e Terceira (Açores), ou seja, na Macaronésia.



Trata-se de um estudo integrado que envolve biotecnologia, climatologia, fenologia, problemas fitossanitários, pragas-chave e fauna auxiliar com o objectivo de melhorar os conhecimentos sobre as culturas de macieira, bananeira, castanheiros e vinha, de forma a promover a fruticultura e viticultura nas três regiões insulares. Em particular na Terceira, pretende-se difundir a ideia que a fruti e viticultura podem ser uma alternativa à mono-cultura da vaca (adorei esta expressão!).

Os temas debatidos foram tão diversificados como:
  • A Biotecnologia no desenvolvimento da fruticultura e viticultura
  • A evolução da protecção das culturas e o aproveitamento da biodiversidade: análise de casos de estudo
  • Infecção viral da vinha nos Biscoitos (região a norte na ilha Terceira)
  • Caracterização do património genético vitícola nacional com base em marcadores moleculares
  • Influência do tipo de rega e solos, (não) utilização de pesticidas
etc etc etc... (foram cerca de 30 apresentações, 15 min (mais coisa menos coisa...) cada)

Foram três dias de debate entre investigadores (universidade dos Açores, Imperial College, ISA, UTAD, univ. Madeira, univ. de la Laguna, Esc. Sup. Agrária de Coimbra e Ponte de Lima), técnicos, produtores, agricultores e cooperativas.

O congresso foi um sucesso e aprendi imenso.
Foi óptimo ver na prática como juntando esforços de know how, não repetindo os erros dos outros, se consegue resultados muito positivos no desenvolvimento destas regiões. E ver pessoas tão distintas a discutir questões mais ou menos "académicas", mais ou menos "práticas", dando o seu contributo no projecto com toda a dedicação e empenho.

Pelo meio houve almoços/jantares oferecidos pelos presidentes de câmara de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, e pelo representante da república para a região autónoma dos Açores, visitas turísticas por Angra e pelos pomares e vinhas dos Biscoitos. A prova que os açorianos - e particularmente os terceirenses - sabem receber as pessoas "lá de fora" (sejam ingleses, espanhóis, madeirenses, ou "do contenente") muito bem.

Notícia aqui.

No comments: