Friday, 21 December 2007

Merry Christmas! :)

So this is Christmas (John Lennon)




Amigos, um Feliz Natal!
And believe! ;)

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The world is so wrong

And so happy Christmas
For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun

And so happy Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

War is over over
If you want it
War is over
Now...

Tuesday, 18 December 2007

E o Globo de Ouro vai para...

Lista dos nomeados aqui.

Ainda vamos ter de esperar umas semaninhas (mesinhos?) para que estreiem em Portugal todos os filmes nomeados e portanto a única categoria sobre a qual posso dar palpites é Melhor Filme de Animação: Ratatouille!! ;) Simplesmente divinal.

Thursday, 13 December 2007

Monday, 10 December 2007

Ensino superior e indústria em Portugal

«O director da divisão de Sistemas de Engenharia e do Centro de Transportes e Logística do Massachussetts Institute of Technology (MIT) Yossi Sheffi criticou a total separação entre o meio académico e a indústria em Portugal, considerando as universidades "muito conservadoras" e "pouco práticas", pelo que defendeu uma "urgente" mudança de mentalidade.

"Em Portugal, como no resto da Europa, há uma total separação entre o meio académico e a indústria, mas penso que o problema não são as empresas e sim as universidades", disse em entrevista à agência Lusa.
As instituições académicas portuguesas "não são o número 1", sublinhou o professor, apesar de as considerar "muito boas e com uma sólida base científica", embora marcadas por "conservadorismo, demasiada concentração na publicação dos 'papers' e pouca predisposição para a mudança".

"Precisamente por não serem o número 1, podem mudar, há uma razão para fazer algo de diferente. Têm de começar a trabalhar em conjunto com a indústria, a criar especialistas em engenharia, incluindo mais e mais investigação", avisou Yossi Sheffi, que não minimiza as "dificuldades" inerentes.
Contudo, lembra também os "resultados extraordinários" que tal atitude potencia, não só a nível do conhecimento e educação, mas também de um significativo crescimento económico.

Segundo o responsável, as universidades podem dar "bem mais aos estudantes", começando por lhes mostrar que "o trabalho com as empresas é importante", não se resumindo à publicação de ensaios, à leitura ou à definição teórica da profissão de engenheiro, que acaba por não dar um contrato de trabalho a ninguém.

"O que interessa o que é ou não a engenharia? Nada. Não interessa qual a etiqueta que se põe no problema, não interessa qual o ensaio que se vai publicar. A única coisa que interessa é a solução para o problema", frisou Sheffi, acrescentando que "esta visão é minoritária" em Portugal.

Segundo Sheffi, esta realidade está a acontecer não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, dando como exemplo "os livros e livros" que são publicados nos EUA sobre Business School, que nada têm a ver com "business", ensinando apenas a teoria. De acordo com o especialista, as universidades não publicam actualmente algo de diferente, pelo que os estudantes só precisam de fazer "mais do mesmo, mas apenas um bocadinho melhor" .

"Portugal pode ser um centro de excelência de engenharia em educação e investigação. Por ser um país pequeno, com tradição para estabelecer laços com o resto do mundo, tem oportunidade para que o governo, as indústrias e as instituições académicas possam trabalhar em conjunto", para publicar algo. salientou. Este tipo de cooperação pode começar por exemplo pelo convite a gestores seniores de empresas para falar durante um dia sobre os problemas da indústria.

"As universidades portuguesas deviam ser mais práticas, mais abertas e incluir mais do que aquilo que fazem. Aqueles que parecem problemas de mera engenharia, incluem muitas vezes na solução aspectos de outras áreas, pelo que é importante introduzir isto na investigação e educação", alertou.

"Uma vez mudado o paradigma da educação/formação de engenharia, os clientes vão começar a olhar para Portugal. Assim que a indústria (mundial) reconheça que Portugal está a fazer algo de importante, vão começar a olhar para aqui. Arrumem primeiro a casa e mostrem o que podem fazer mesmo à pequena escala, depois disso não precisam de procurar, as pessoas virão atrás de vocês", aconselhou. »

Toda a notícia aqui.

Friday, 7 December 2007

Berlin by night...

... e no lusco fusco também! ;)

1ª visita a Berlim

E digo primeira visita, porque certamente irei lá de novo num Verão ou Primavera próximos. E com isto já digo que gostei muito. Berlim é uma cidade enorme, cheia de avenidas e de pontos de interesse para todos os gostos. É impressionante como consegue ser tão grandiosa tendo sofrido o desgaste que sofreu com as guerras. E foram as guerras também que contribuiram para a personalidade tão forte (e dura?) de Berlim. A cidade recuperou, tem uma zona nova cosmopolita cheia de edifícios modernos, mas continua a respirar-se a história pesada do último século. E sim, esta viagem também serviu para relembrar alguns episódios e pormenores que estavam já meios esquecidos. É como uma lição de História ao ar livre e in loco. Passeámos muito a pé (mesmo com chuva e frio) e visitámos alguns dos mais importantes museus e memoriais.
As salsichas e cervejas tradicionais também não ficaram esquecidas. Ainda tivemos a sorte de jantar num restaurante português e de tomar o pequeno almoço num café onde os empregados eram portugueses.
Isto claro, em muito boa companhia (obrigada malta fixe: Ana, Nokes, Xico, Filipe e Litos) e com o Natal espalhado por toda a cidade.

Um top 5 sem pensar muito: A Porta de Bradenburgo, o Museu Judeu, o Parlamento (Reichstag), o museu do Checkpoint Charlie e a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche. Ah... e toda a avenida Unter den Linden.

E agora as fotos: